segunda-feira, 6 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO PAJEÚ - AFOGADOS DA INGAZEIRA


É um muicípio do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Carapuça e Queimada Grande, Afogados destaca-se por ser centro comercial do Vale do Pajeú e ser sede de diversos órgãos públicos. Possui o segundo IDH da Região do Alto do Pajeú, localizando-se a 386 km de distância da capital.

A cidade de Afogados da Ingazeira teve origem em uma antiga fazenda de criação pertencente a Manuel Francisco da Silva. O desenvolvimento da cidade data de 1870, época em que a edificação de casas cresceu.
A origem do nome explica-se com a seguinte história: em tempos distantes, um casal de viajantes tentando atravessar o rio Pajeú, em época de enchente, foi levado pela correnteza e desapareceu. Somente dias depois os cadáveres foram encontrados. Como o município era distrito da cidade de Ingazeira e já existia uma comunidade, no Recife, chamada "Afogados", terminou incorporando o nome de Ingazeira ao seu nome. Daí o nome Afogados da Ingazeira.

Economia

A cidade de Afogados da Ingazeira caracteriza-se como sendo polo do sertão do pajeú sendo uma das cidades mais prósperas na aréa de serviços,comércio e lazer da região,sua Economia se baseia na Agricultura e no Comércio já no setor Indústrial se destacam as Fábricas de Móveis São Carlos,Magno Móveis sendo elas as duas maiores fábricas de móveis de Pernambuco e em fase de inauguração o polo moveleiro, também a Industria Serrote redondo - abatimento de frangos entre outras pequenas fábricas no ramo de latcínios, doces e serralheiro. Com um forte comércio nos setores Automobilístico , Supermercados, Vestuários, Matérias de Construção, Varejos e Distribuidoras que abastecem cidades circuvizinhas.

TURISMO E LAZER

A Cidade conta com cinco Bancos, Cinema-Teatro São José, Praças entre ela a de alimentação no Centro, Bares, Restaurantes, Churascarias, Hóteis diversos, Clubes Áquaticos possuindo ainda Terminal Rodoviário, Aeródromo e uma ótima organização urbana com extensas faixas de asfalto no centro, considerada por muitos como uma das cidades mais belas do sertão. Seus pontos turisticos se descatam:
  • A praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara que junto a igreja matriz se tornam um dos conjuntos de praças mais bonitos de Pernambuco.
  • A Barragem de Brotas
  • Sítios Arqueológicos