terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Frevos de Pernambuco













Quando Capiba afirmou que Pernambuco tem uma dança que nenhuma terra tem, poderia ter acrescentado também uma “música”. Ambos, nasceram e desenvolveram-se em Pernambuco. Nunca se conseguiu que brotasse em outra terra, ao menos com a autenticidade do que se faz no estado. Detalhes, nuanças há no frevo que “estrangeiros” não conseguem captar. 


Origem do frevo 


 A palavra vem de "ferver", algo como agitação, isto é ponto pacífico entre todos os historiadores e pesquisadores. Em Pernambuco, apareceu entre os anos de 1910 e 1911 Ganhou repercussão quando foi citada em um jornal de Recife, em uma referência feita pelo jornalista Oswaldo Oliveira em 1907. É o carro-chefe do carnaval pernambucano. O Frevo é um ritmo rápido, acelerado, próprio para a dança. Existem mais de 120 passos de frevo, que são executados pelos passistas ou simplesmente pelos foliões. Inicialmente, quando os blocos de frevo se encontravam nas ruas era comum que seus integrantes lutassem para defender seu estandarte. Porretes e cabos de guarda-chuva eram os instrumentos usados, hoje foram substituídos pelas sombrinhas coloridas.



Curiosidades
  •  O "Dia do Frevo" é comemorado em 14 de Setembro.
  • Os passistas de frevo usam roupas coloridas, geralmente com as cores da bandeira de Pernambuco.
  • "Vassourinhas" é o frevo mais conhecido. É instrumental. 
  • Alceu Valença, Almir Rouche, André Rio, Gustavo Travassos e Claudionor Germano são alguns dos maiores cantores de Frevo da atualidade.
  • "Tesoura", "Dobradiça", "Ferrolho" e "Parafuso" são alguns dos passos de frevo.
  • Os frevos dos Blocos Líricos são hinos cantados durante todo o carnaval. Um dos mais famosos é: "Madeira Que Cupim Não Rói".









Voltei, Recife
Foi a saudade
Que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente "Vassoura"
Na rua abafando
Tomar umas e outras
E cair no passo
Cadê "Toureiros"?
Cadê "Bola de Ouro"?
"As Pás", Os "lenhadores"
O "Bloco Batutas de São José"?
Quero sentir
A embriaguês do frevo
Que entra na cabeça
Depois toma o corpo
E acaba no pé



Nenhum comentário: