segunda-feira, 9 de março de 2009

100 Anos de São josé do Egito


São josé do Egito - 100 anos - Cidade Centenária - 1909 - 2009

HISTÓRICO - Pelo correr do ano de 1830 alguns fazendeiros da cabeceira do Rio Pajeú, no lugar Queimadas, vale meridional da Serra da Borborema e ponto de confluência do Riacho São Filipe com o mesmo Pajeú, resolveram ali estabelecer sua residência.
Em seguida pensaram em erigir uma capela dedicada à São José; e realmente o fizeram, pequena, de rústica construção de taipa.
Esse fato determinou a formação de uma povoação no sítio, núcleo em que nenhuma dúvida houve, influiu alguma coisa a capela, pelo laço de atração do sentimento religioso.
Há três léguas, à leste, na antiga fazenda de São Pedro, já havia outra antiga capela dessa invocação, do século anterior, a qual fora origem de um povoado no local. Então seus habitantes viram com maus olhos o nascente povoado e julgaram ser um dos elementos de sua prosperidade, a capelinha, também ao mesmo tempo objeto de decadência do outro.
Com ciúmes, maus conselheiros se incorporaram e pelas dez horas foram ali e pela base destruíram-na.
Isso de nada vale, porque, pouco depois, outra foi levantada a sudoeste mais abaixo da chapada em que era a demolida; e então maior foi reconstruída e de tijolos.
Os habitantes de Queimadas, hoje São José do Egito, resistindo novamente ante nova tentativa de destruição de seu templozinho pelos moradores de São Pedro, fizeram estes recuar convencidos da inutilidade de seus processos reprováveis.
Embora lentamente, Queimadas foi crescendo e igualmente a decadência seguiu a velha povoação de São Pedro.
Em 1838, Inácio do Nascimento de Souza, proprietário local fez doação do necessário terreno, para edificar uma Igreja mais ampla e capaz de servir melhor aos interesses do culto.
Um missionário capuchinho ali chegando em 1839, com a demolição da existente, funcou uma nova Igreja, não só com o auxílio do doador do terreno e um dos fundadores locais, como também da munificiência popular, sendo somente terminada a obra da fachada em 1865. Desde então a povoação Queimadas pela sua capela de São José, passou a ser conhecida por São José das Queimadas e depois por São José de Ingazeira, porque pertencia à comarca deste nome.
A lei provincial nº 1028 de 1º de março de 1872 criou a freguesia de São José de Ingazeira e a de nº 1880, de 30 de junho de 1886, mudou-lhe a denominação para São José do Egito.
Somente em 15 de setembro desse ano foi canonicamente instalada pelo seu primeiro vigário, o Padre Manuel Gomes da Fopnseca.
Foi criado, termo de município pela lei provincial nº 1428 de 27 de maio de 1879, sendo instalado em 24 de abril de 1883 pelos primeiros vereadores:
Inocêncio Paes de Lira
João Leite do Nascimento
Pedro Bernardo da Rocha
Paulo Rafael da Cruz
Paulo Soares da Silva
Clementino Alves de Siqueira
Tomás de Aquino Pereira.
Instalou-se o fôro civil do termo a 12 de março de 1884, com o juiz de direito da comarca de Ingazeira, Dr. Levino Vieira de Macedo Lima, o promotor público da mesma comarca, Dr. José Theodoro Cordeiro e o presidente da Câmara Municipal de São José do Egito.
De acordo com a primeira lei orgânica dos municípios, de 03 de agosto de 1892, constituiu-se no regime republicano, município autônomo, em 1º de março de 1893, sendo seu primeiro governo municipal:
Prefeito: Paulo Soares da Silva
Sub-prefeito: Bernardo de Souza Limeira
Conselho Municipal: Pedro Bernardo da Rocha, Valentim Pereira de Araújo, Gonçalo Pereira Torquato e Pedro Joaquim Teixeira.
A então São José de Ingazeira passou a ter a denominação atual: São José do Egito.
Por ato do governador do Estado, Dr. Alexandre José Barbosa Lima, de 09 de abril de 1894, foi-lhe dada organização judiciária, independente do município de Ingazeira a que estava anexo e foi seu primeiro juiz de direito Dr. Francisco de Faria Castro e primeiro promotor Dr. Teófilo d’Araújo Lima, sendo a instalação a 25 do mesmo mês e ano.
Em virtude da lei estadual nº 991 de 30 de junho de 1909 passou a ter categoria de cidade, tendo como data de emancipação política 09 de março.

Essa é um pouco da história dessa cidade, agora centenária que está de festa com seus inúmeros poetas, marcada com presenças ilustres, inclusive do Governador de Pernambuco, Eduardo Cmpos que já se encontra no município, tendo inclusive instalado gabinete improvisado para solenemente receber a população, sobretudo autoridades, em homenagem à cidade.

Parabéns São José do Egito.

Nenhum comentário: