segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

HISTÓRIA - SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE


A partir de hoje contaremos resumidamente a història das cidades do nosso Pajeú, uma por uma. Começaremos então por uma das caçulas, Santa Cruz da Baixa Verde


Santa Cruz da Baixa Verde é um município do estado de Pernambuco. O município é composto pelo distrito sede e pela Vila de Jatiúca e sítios circunvizinhos.

Historiadores mencionam que o Padre Ibiapina, em suas andanças pelo interior do Nordeste, estivera na localidade no final do século XIX, onde pregou missões na antiga “Fazenda Brocotó”, e lá ergueu um cruzeiro o qual tem origem o seu primeiro nome: Santa Cruz.Com o passar do tempo, por estar situada entre serras, em uma planície "baixa e verde", localizada em cima da “Serra da Baixa Verde”, o lugar passou a denominar-se de “SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE.
Segundo registros do IBGE, a cidade passou por diversas denominações. Relacionaremos aqui, as alterações que a “Capital da Rapadura” sofreu em seu nome até ser legalmente reconhecida como “Santa Cruz da Baixa Verde”.
1º DENOMINAÇÃO - Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Triunfo o distrito de “SANTA CRUZ”.
2º DENOMINAÇÃO - No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Santa Cruz permanece em Triunfo, com a denominação de “BAIXA VERDE”.
3º DENOMINAÇÃO - Pelo Decreto-lei Estadual n° 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Baixa Verde passou a denominar-se “BROCOTÓ”, 2° distrito e sede de vila do município de Triunfo.
4º DENOMINAÇÃO - A Lei Estadual n° 1.795, de 17 de dezembro de 1953, mudou a denominação de Brocotó para “SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE”.
Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual n° 4.973 elevou o distrito à categoria de município e sua sede à de cidade.
Pelo acórdão do Tribunal de Justiça, mandado de segurança n° 56.949, de 31 de julho de 1964, o município de Santa Cruz da Baixa Verde foi extinto, sendo seu território reanexado ao município de Triunfo.
A Lei Estadual n° 10.620, de 1° de outubro de 1991, criou novamente o município, com a mesma denominação, desmembrado de Triunfo. Foi instalado em 1° de janeiro de 1993.

Nenhum comentário: