quarta-feira, 5 de novembro de 2008



Poeta nordestino retrata em forma de versos o nosso querido vale do pajeu. Ele se chama Felipe Jr., irmão do soldado Hércules da cidade de São José do Egito, um dos mais novos talentos tratando-se de poesias nordestinas, confira:


AS COISAS DO PAJEU

É uma coisa encantada
O mapa do meu sertão...
A bela Serra Talhada,
Itapetim, Solidão.
Tabira tem cantadores,
Mas atrai os compradores
De bois nelore e zebu;
Fica o sertão mais bonito,
Pois tem São José do Egito
Riqueza do pajeu.

Tem a Santa Terezinha
Que cidade hospitaleira;
Brejinho, cidadezinha;
Afogados da Ingazeira;
Tem Santa Cruz e tem Flores,
Quixaba senti odores
Da flor do mandacaru.
Iguaracy tem chão belo,
Terra de Maciel Melo
Tem que ser do Pajeu.

Tuparetama festeira,
Carnaíba da cultura.
Tem Triunfo e Ingazeira,
Calumbi, beleza pura.
Tem o forró pé-de-serra,
Tem o gosto dessa terra
Sabor de Louro e Xudu.
Se tem vates do repente
É porque toda essa gente
Vem de lá do Pajeu.

Eu deixo aqui relatado
O que eu tenho na lembrança,
Pois se torna consagrado
Nosso tempo de criança.
E você que está me ouvindo
Se pensar que estou mentindo
Vou quebrar este tabu...
Em vez de somente ler
Você tem que conhecer
As coisas do Pajeu.

Poeta Felipe Júnior

Nenhum comentário: